Fundadora 

Luciane Figueiredo

Trabalha na construção de narrativa cênica (dramaturgias) para o teatro de animação envolvendo as linguagens da dança e do teatro, e na criação de espaços ficcionais. Atualmente desenvolve seus espetáculos utilizando dança, teatro e teatro de animação e pratica artes marciais chinesas como preparação para cena

Bacharel em dança pela FAP, formada no Curso de Dança Moderna UFPR. Foi bailarina na Cia. Téssera, onde aprendeu a profissão com o Diretor Rafael Pacheco de 1992 até 2003;  Ministrante de oficinas pelas Secretarias de Cultura , Educação e Pontos de Cultura. Atuou como atriz nas cias: Imprevisível, Rainha de Duas Cabeças. Atuou e dirigiu a  Cia. Barridos da Cena. Desenvolveu trabalhos de dança na Casa Hoffmann – Ctba | PR.  Desenvolve projetos sociais desde 2003.

Em 2016 atuou como atriz/manipuladora junto com a Pivete Cia. de Arte, no espetáculo: “O RATO”  em circulação nacional pelo SESC, no Projeto PALCO GIRATÓRIO .

Atualmente em seu repertório :  “Z – as imagens são palavras que sumiram”  ; ” o Chinês e o Dragão”  e “o Beijo” onde atua como criadora e  autônoma, sempre na parceria  de artistas de outras áreas.

Foto: Cayo Vieira

 “Não propomos ideias fixas, nem mensagens fechadas. Procuramos que o espectador sinta. E quando sentir, que compreenda.“.

Peter Brook

melhores habilidades

Facetas Da Artista

Dança

O ponto de partida para as linguagens desenvolvidas. A poesia do movimento, em qualquer corpo – animado ou inanimado, reverbera nas pesquisas e investigações. A arte da dança presente. 

Bailarina desde criança, profissionalizou-se na Faculdade de Arte do Paraná, atuante na cena Curitibana com seu mais recente Vídeo-teatro:  “No mundo de Maria João” – Casa Hoffmann / Centro de Estudos do Movimento. 

 Teatro de animação

O encontro com as formas animadas despertou a criação de muitas possibilidades contemporâneas. Despertar o “anima” em uma matéria, é uma das coisas mais desafiadoras na criação.

Com as formas animadas circulou por diversas regiões do país no Palco Giratório – SESC e participou com suas obras nos principais festivais nacionais e internacionais que acontecem no Brasil referentes a esta arte. 

Criação de bonecos e mecanismos

Espuma, madeira, cola, papel, fita crepe, estiletes, látex, recicláveis e uma infinitude de possibilidades que se transformam como mágica. Engrenagens que abrem boca, fecham olhos movem mãos, batem asas, peças que se encontram gerando movimento.

A arte da construção no teatro de animação, se instala como um vírus na mente. Criar é uma necessidade que se repete cotidianamente.