CórtexArte
dança, teatro e teatro de animação
Cia. CórtexArte
A CórtexArte, se destaca no panorama nacional, por suas abordagens contemporâneas e argumentações atemporais no que diz respeito à produção em teatro feito com multilinguagens para crianças.
Nossos espetáculos têm propostas estéticas que se diferenciam especialmente pela forma que entendemos cada plateia e apostamos no futuro cidadão.
Atuamos com a produções de espetáculos, oficinas e eventos nas áreas de dança, teatro e teatro de animação.
Desde 2012, residente na cidade de Curitiba, a CórtexArte atua na fronteira das artes, com a proposta de hibridizar linguagens em cena, priorizando o movimento como motor das criações.
A artista | bailarina, atriz, bonequeira e artista marcial|, Luciane Figueiredo, está à frente desta Cia. imprimindo o caráter autoral nas peças, que sempre contam com a parceria de artistas de diversas áreas, compartilhando o processo criativo.
Z – as imagens são palavras que sumiram, a primeira peça solo da CórtexArte, ainda no repertório da Cia, estreou em julho de 2014. Em cena temos: bonecos, teatro de animação, teatro de sombras, projeções e dança. O Espetáculo foi apresentado nos principais Festivais do Brasil, nacionais e internacionais, nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
Em 2016 estreou o Chinês e o Dragão no Teatro de Bonecos Dr. Botica, peça em circulação desde então, fazendo parte de diversos festivais e recentemente no 23 Festival espetacular de teatro de bonecos em Curitiba.
Em 2017 estreou “o Beijo” – Espetáculo de Dança, contemplado no PROFICE – SEEC Secretaria Estadual de Cultura, que encerrou em abril de 2018, sua primeira turnê, com 40 apresentações, em 10 cidades do estado do Paraná.
Durante a pandemia de 2019, “No Mundo de Maria João” originalmente previsto para o palco, sofreu adaptações devido às restrições do momento e foi parar nas telas de um “vídeo dança”, que também circulou na Bienal do Ceará de 2020, e também na VI Mostra Tropé / Itapira SP.
Em 2023 com o espetáculo de bonecos “Uma fábula para entender o mundo” ocupamos o palco novamente com uma adaptação do conto de Brecht “uma fábula para entender o mundo”.